top of page

VIII Semana Maranhense de Dança

28/08 - Quinta

Teatro Arthur Azevedo - 16h

Teatro Alcione Nazaré - 17h e 18h

LEILA NASCIMENTO (PE) - 17h

"Calendário Revirado" - 40'

Grupo AFIXIRÊ -  Açailândia (MA) - 18h

"A Run Boboi" - 40'

Calendário Revirado é um convite ao perder-se; divagar pelos anos, personagens, memórias... encontrar-se no repertório corporal e afetivo de uma bailarina que carrega em seu matulão histórias de muitas “elas”. Num espetáculo de teatro-dança, ela revira suas lembranças; trajetória que se inicia com o abandono do balé clássico e descoberta das danças populares. Frevo, coco, maracatu, cavalo marinho e quadrilha junina compõem a formação deste corpo que dança, brinca, teima, rememora. Perdida no tempo, o que “passou” permanece, numa relação serena e sufocante própria de quem faz da arte a vida.

 

FICHA TÉCNICA

Direção: Xico Cruz

Intérprete: Leila Nascimento

Coreografias: Leila Nascimento e Victor Lima

Trilha sonora: Mambem Brincantes e Flavia Wenceslau

 

O negro foi arrancado de sua terra, capturado como bicho selvagem e trazido á força para o Brasil em navios negreiros. “A Run Boboi” espetáculo do grupo Afixirê narra essa saga no universo subjetivo da dança, na metáfora dos corpos e na sagacidade de suores secos, mas o espetáculo vai além, arranca desse negro o riso, o desejo, a leveza e o amor pela nova terra e cultura que ele ajudou a construir. O arco-íris á também a esperança de dias floridos, coloridos, musicais, o universo que gira esta a favor da vida em abundancia, da dignidade e da justiça.  “A Run Boboi” saudação a Oxumare que significa “Salve o Arco-íris”. A rum boboi Oxumaré, a rum boboia!

 

Ficha Técnica:

Direção: Xico Cruz

Coreografias: Tharles Ponciano

Teatro João do Vale

Doroty Martz (MA) - Em frente ao Teatro João do Vale - 18h30

Performance: "Lama" - 25'

A performance impulsionou-se a partir do poema “O que o barro quer” de Paulo Leminski, com uma prposta questionadora sobre a relação do homem com a terra, e a negação a esta no mundo contemporâneo. O experimento perpassa do rito ao caos representando assim a complexidade do homem na sociedade moderna.

 

FICHA TÉCNICA

Direção: Leônidas Portella

Concepção: Doroti Martz

Sonoplastia: Neto Corrêa

Figurino e Maquiagem: Leônidas Portella

Fotografia e filmagem: Manlio Macchiavello

Performer: Doroti Martz

Músico:Neto Corrêa

Grupo Experimental(PE) - 19h

"Painel 20 anos" - 25'

O corpo como lugar de encontro, trânsito das mais diversas e, às vezes, controversas emoções.  As relações com o outro e com os lugares abrem-se em dança, revelando o que há de mais humano no indivíduo. É esse fio invisível do afeto que tece todas as tramas do homem contemporâneo, em câmera lenta e na velocidade da luz. Transitando nos lugares de convívio, o Grupo Experimental revisa seus vinte anos de carreira, celebrando o encontro. Esse passeio coreográfico começa na intimidade apaixonada de Eye to eye (1993), pega o ônibus Barro-macaxeira (2001) e vai parar num bar onde Nada é muito sério (1995), para depois mergulhar nas emoções que o Lúmen (2002) representa.

 

Ficha Técnica

Intérpretes:Gardênia Coleto, Lili Rocha, Januária Finizola, Jennyfer Caldas, Jorge Kildare, Rafaella Trindade, Ramon Milanez

Figurino: Grupo Experimental

Iluminação: Beto Trindade

Produção: Emeline Soledade

Vídeo 20 anos: Daniel Silva

Teatro Arthur Azevedo - 20h

Conversação: Miriam Marques (MA)

VIII Semana Maranhense de Dança
bottom of page